Por banheiros condignos

Banheiro americano

Por Joyce Pais de Lima

Muito além da vizinhança ensolarada e das rosas milimetricamente aparadas dos jardins da classe média americana, havia um resquício de vida, ou pelo menos, uma tentativa de sair do ciclo vicioso de indiferença para o qual o destino de todos estava fadado.  Seu nome: Lester Burnham.

Dirigido por Sam Mendes e escrito por Alan Ball (Six Feet Under), o premiado Beleza Americana (1999) nos mostra, através de um clima fúnebre e melancólico típico de seu criador, a vida de uma sociedade anestesiada, na qual valores efêmeros são elevados em detrimento das relações interpessoais.

O centro dramático da trama se encontra em Lester, um pai de família encarnado por Kevin Spacey, que no auge de sua meia idade resolve pedir demissão do seu emprego e, através de ameaças ao seu chefe, consegue garantia financeira; realiza o seu sonho e compra um carro sport da década de 60; começa a fumar maconha e, por fim, depois de conhecer Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de sua filha Jane (Thora Birch) transforma sua vida, até então monótona e sem sentido, numa saga que teria como prêmio final a conquista da provocante Angela.

Objeto de desejo e obsessão de Lester, Angela Hayes surge envolta de rosas vermelhas, o proibido e o pecado a flor da pele, seus sussuros, olhar semi-cerrado remontam a idéia do grande estereótipo e “sonho americano” que significou Marilyn Monroe na década de 50.

Umas das cenas mais relembradas do longa-metragem se passa em um banheiro. Em seus sonhos mais íntimos Lester fantasia um encontro sexual com a adolescente e para o seu deleite ela aparece nua imersa numa banheira rodeada por muita fumaça. Após um diálogo sugestivo e provocante ele toca Angela imergindo sua mão na água, a realidade se choca com a ficção e Lester acorda se masturbando, fato que desperta sua esposa do sono e gera uma discussão sobre o casamento de fachada mantido por eles; ponto chave para o entendimento e para a essência da obra fílmica.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.